domingo, 13 de março de 2011

EVENTO

CENTRO CULTURAL JUSTIÇA FEDERAL, O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE E A ARPOADOR PRODUÇÕES, convidam a todos para o evento IMAGENS DA BIOPOLÍTICA: VOZES DE LATINOAMÉRICA, que acontece entre os dias 16 a 20 de março de 2011, no Centro Cultural Justiça Federal, Av. Rio Branco, nº 241, no Rio de Janeiro.

O evento IMAGENS DA BIOPOLÍTICA: VOZES DE LATINOAMÉRICA, têm como objetivo a recuperação do imaginário dos regimes de exceção (ou as ditaduras civis-militares do Cone Sul), através da nova produção audiovisual documental latino-americana, e a reflexão das democracias na contemporaneidade, a partir de debates com intelectuais e artistas do Brasil e América Latina. 


Assim, levaremos para o centro da discussão as contradições das atuais democracias do continente, reconstruindo todo um imaginário coletivo, político, social e afetivo, que fora cindido pelo silêncio imposto de modo vário, sob a forma de censura imperiosa durante os regimes ditatoriais. 


O evento Imagens da Biopolítica: vozes de Latinoamérica se insere no trabalho de pesquisa desenvolvido pelo Professor Doutor André Queiroz, no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal Fluminense, sob o título Imagens da biopolítica, e que vem agregando nos últimos dois anos parte da comunidade acadêmica da Uff, e de outras universidades do Rio de Janeiro, como pode ser visto na mostra: Cinema & Política: mostra e seminário, que aconteceu em 2010, no Centro Cultural Justiça Federal.

A cada dia haverá a exibição de 2 filmes documental (média e/ou longa duração)
 acerca do referido tema, tomando o contexto de nossa América Latina sob a condição do Estado de exceção como foco de exposição.

Os filmes serão exibidos simultâneamente na Sala de Cinema (56 assentos) e na Sala Multimídia (35 assentos). Os ingressos custam R$1,00. O debate de abertura acontecerá noTeatro e os demais na Sala de Sessões localizados no primeiro andar do prédio. As inscriçoes são gratuitas e será oferecido o certificado àqueles que confirmarem a presença nos três debates. 



Programação completa

Nenhum comentário:

Postar um comentário